O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 16/05/1963
Emancipação Política: 18 DE SETEMBRO
Gentílico: CARNAUBAENSE
Unidade Federatíva: RIO GRANDE DO NORTE
Mesorregião: MOSSORÓ
Microrregião: AÇU
Distância para a capital: 203 KM

Dados de características geográficas

Área: 529,84
População estimada: 10592
Densidade: 19,99
Altitude:
Clima:
Fuso Horário: UTC-3
PRIMEIRO HABITANTE E FUNDADOR

Foi Antônio Pereira o primeiro habitante de uma localidade, onde situava se uma área com vista ampla, verde e bela, com muitas carnaubeiras ao redor e com boa terra para cultivar. Logo depois chegava Abel Alberto da Fonseca que iniciou as primeiras construções, se tornando pioneiro na organização urbana da povoação que estava nascendo.Através da participação de figuras dedicadas a comunidade o povoado começou a se desenvolver, e entre elas destacaram-se o Monsenhor Honório, primeiro vigário, a professora Adalgisa Emídia da Costa, a incentivadora cultural Celina Moura e Olavo Lacerda Montenegro, que lutou pela sua emancipação política.


CARNAUBAIS, fundado em 21 de maio de 1880, por ANTONIO PEREIRA DE ALBUQUERQUE. A povoação foi elevada a categoria de Vila em 30 de dezembro de 1943. Em 18 de setembro de 1963 a Vila conquistou sua independência política através da Lei nº 2927, sancionada pelo então governador Aluízio Alves. O município foi instalado em 16 de maio de 1963, que teve como primeiro prefeito o senhor Rivadávia Alves Cabral, nomeado pelo então governador Aluízio Alves (11/8/1921 – 05/06/2006), que governou até 31 de janeiro de 1965 quando passou o cargo para o senhor VALDEMAR CAMPIELO MARESCO, primeiro prefeito constitucional, eleito no pleito eleito municipal realizado no dia 25 de janeiro de 1965. Carnaubais desmembrou-se do município de Assu. Após onze anos de sua emancipação política enfrentou sua mais terrível batalha, a luta contra a fúria das águas do rio ASSU/PIRANHAS. Em 1974, uma enchente destruiu a cidade e a população ficou desabrigada. Apesar do sofrimento o povo resistiu e com a participação dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a cidade foi reconstruída em outro local.


FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Santa Luzia, pelo decreto estadual nº 603, de 31- 10-1938, subordinado ao município de Assu. Pelo decreto estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito Santa Luzia passou a denominar-se Carnaubais e o município de Assu passou a ser grafado Açu. Em divisão territorial datada de primeiro de julho de 1950, o distrito de Carnaubais ex-Santa Luzia, figura no município de Açu ex-Assú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Carnaubais, pela lei estadual nº 2927, de 18-09-1963, desmembrado de Açu. Sede no antigo distrito de Carnaubais. Constituído de 2 distritos: Carnaubais e Porto do Mangue, ambos desmembrados de Açu. Instalado em 01- 01-1964. Em divisão territorial datada de trinta e um de dezembro de 1963, o município é constituído de 2 distritos: Carnaubais e Porto do Mangue. Assim permanecendo em divisão territorial datada de primeiro de junho de 1995. Pela lei estadual nº 6851, de 28 de dezembro de 1995 , desmembra do município de Carnaubais o distrito de Porto do Mangue. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
.
.
.

HINO DO MUNICÍPIO

HINO DE CARNAUBAIS
Letra: João Marcolino de Vasconcelos
Música: Cristovão Tomaz Dantas

I
BAFEJADA PELA BRISA DO OCEANO
TEU PASSADO É DE LUTA E DE GLÓRIA
(BIS) CARNAUBAIS O TEU POVO FELIZ E UFANO
SENTE ORGULHO EM CONTAR SUA HISTÓRIA

II
DESTE VALE UBÉRIMO E PROMISSOR
TU ÉS UMA PÉROLA ENGASTADA
(BIS) E QUER SEJA NA ALEGRIA OU NA DOR
TU SERÁS NOSSA TERRA SEMPRE AMADA.
III
ESTE TEU PALMEIRAL VERDEJANTE DO
TEU SOLO EXPRESSA A PUJANÇA
(BIS) E O ASTRO-REI QUE O COBRE IRRADIANTE
É UMA MENSAGEM DE PAZ E ESPERANÇA.

ESTRIBILHO
DO RIO GRANDE DO NORTE ÉS TU
UM TORRÃO ACOLHEDOR
(BIS) E PARA SERES MAIS FORTE
NÃOI FALTARÁ NOSSO AMOR.

BRASÃO DO MUNICÍPIO

O brasão simboliza nossas riquezas e nosso atributos geográficos

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Finança Há 4 dia(s)

Imposto de renda solidário

A Campanha Imposto Solidário busca sensibilizar aos doares sobre a importância da doação aos Fundos para a Infância e Adolescência e Fundo Municipal dos Direitos da pessoa Idosa.

#Lazer Há 85 dia(s)

CAMPEONATO DE BLOCOS 2024

CAMPEONATO DE BLOCOS 2024 - Vem pra Abertura do maior Campeonato de Blocos de todos os tempos!

#Cultura Há 87 dia(s)

PRORROGAÇÃO DAS iNSCRIÇÕES DA LEI PAULO GUSTAVO

PRORROGAÇÃO DAS iNSCRIÇÕES DA LEI PAULO GUSTAVO

#Lazer Há 127 dia(s)

NATAL DE CARNAUBAIS

NATAL DE CARNAUBAIS - Traga a família, toda a criançada, e vem para o NATAL DE CARNAUBAIS! A partir das 17h, no largo da Prefeitura!!

#Agenda Há 143 dia(s)

Nesta quinta-feira, 30/11, A Prefeita, Marineide Diniz, juntamente com o Papai Noel, acenderá as luzes natalina.

Nesta quinta-feira, 30/11, Nesta quinta-feira, 30/11, acenderá as luzes natalina da cidade!

#DireitosHumano Há 192 dia(s)

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CONCELHO 2023

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CONCELHO 2023

#Administração Há 206 dia(s)

ELEIÇÃO 2023 PARA O CONCELHO TUTELAR

#carnaubais Há 325 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito